Educação infantil: saiba qual é a finalidade e conheça os eixos seguidos

Você sabe para que serve a educação infantil e como ela é dividida? 

Certamente, essa área da educação é a base para todo conhecimento e habilidades desenvolvidas pelas crianças com o passar do tempo. 

Não é à toa que ela é dividida pelo Ministério da Educação (MEC) e tem um próprio documneto de regulamentação que é conhecido como Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Mas como exatamente funciona essa etapa da educação? Bom, como sabemos da importância dela, separamos este conteúdo para responder essa pergunta e explicar tudo sobre os eixos que a norteiam.

Vamos lá! 

Qual é a finalidade da educação infantil?

A finalidade da educação infantil é trabalhar as habilidades intelectuais, cognitivas e de comunicação dos alunos. 

De certa forma, é o primeiro contato das crianças com o mundo externo e pessoas que são diferentes do núcleo familiar. Então a ideia é desenvolver capacidades para interagir socialmente e, assim, ter mais autonomia. 

Essa etapa constitui a base da educação básica do país, que é seguida pelos anos iniciais do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio. 

Toda essa parte é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que tem como responsabilidade organizar os eixos de ensino e garantir acesso à educação para todos os cidadãos. 

Por meio do Ministério da Educação, a LDB também ajuda na divisão da educação na parte da infância. Vamos falar sobre isso a seguir. 

Como é dividida a educação infantil conforme o MEC?

O artigo 30 da LDB determina que as atividades da educação infantil serão divididas e oferecidas em: 

Creches

O primeiro lugar são as creches ou entidades relacionadas, que são direcionadas para crianças de até três anos de idade. 

A principal finalidade de instituições como essas é potencializar o desenvolvimento das crianças no que diz respeito a habilidades sociais, emocionais e cognitivas. 

Por isso, é fundamental que o ambiente seja propício para isso, ou seja, aconchegante, acolhedor, com boa estrutura, refeições e quadro de profissionais capacitados. 

Pré-escolas

Outro lugar são as pré-escolas, que destinam educação infantil para idade de quatro ou cinco anos

Conhecidas popularmente como jardim de infância, as pré-escolas procuram aprofunar o ensino em ensinamentos para oralidade e escrita, além de focar no desenvolvimento do pensamento lógico, habilidades cognitivas e sociais. 

Inclusive, é na pré-escola que o aluno encontra maior liberdade para se expressar artisticamente e por aí vai. 

O objetivo é criar uma boa base para ser usada no ensino fundamental e no médio. 

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Quais são os eixos da educação infantil segundo o BNCC?

A BNCC organiza o currículo da educação no período da infância em campos de experiências essenciais para promover a interação social, diversão e autoconhecimento das crianças. 

A ideia é pegar situações do dia a dia das crianças e interligar com conhecimentos e saberes fundamentais para o desenvolvimento delas. 

Conheça os campos organizados pela BNCC: 

O eu, o outro e o nós

O primeiro campo conhecido como “o eu, o outro e o nós” diz respeito às interações sociais que as crianças devem ter no ambiente escolar com outras que são de diferentes culturas, hábitos e grupos. 

É a partir deste contato que a criança consegue construir a própria cosmovisão e, assim, o modo de agir, pensar e sentir. 

Brincar cotidianamente de diversas formas

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Por mais que a tendência seja pensar que brincadeiras são só uma forma de lazer, elas funcionam muito bem como ferramentas didáticas e pedagógicas. 

Logo, brincar cotidianamente de diversas formas se configura como outro campo de experiência estabelecido pela BNCC. 

Com brincadeiras, é possível desenvolver nas crianças maior interação social, ampliar a imaginação e a criatividade, por exemplo. Além de outras habilidades relevantes para o resto da vida. 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

A interação das crianças começa desde o primeiro contato com a família, que é no nascimento. No caso, ela é feita por gestos, sons e expressões corporais. 

A BNCC estabelece como campo de vivência a escuta, fala, pensamento e imaginação para dar continuidade a esse processo de interação, só que com mais foco na oralidade e escrita. 

Ou seja, os ambientes escolares devem proporcionar momentos para que as crianças falem e escutem diferentes vivências com objetivo de desenvolver maior autonomia e autoconhecimento. 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Toda e qualquer criança, bem como adolescente e adulto, está inserida em uma cultura e espaço com significados. Assim, ela aprende a se relacionar com o que está ao redor com práticas cotidianas. 

Neste sentido, outro papel das instituições de ensino é oferecer espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para que as crianças interajam.

Seja para conhecer novos itens, observar o que é diferente, investigar e procurar respostas para as perguntas que tem. 

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Escuta sensível e respeitosa da cultura

A BNCC também coloca como campo de vivência a escuta sensível e respeitosa da cultura. 

Como você sabe, é na escola que a criança interage socialmente com pessoas de diferentes hábitos, práticas, celebrações e por aí vai. 

E é a partir do olhar e da escuta sensível para o diferente que ela consegue trabalhar o respeito e empatia, habilidades essenciais para toda a vida e convivência em sociedade.

Movimento, ritmo, gesto e ação

Por fim, tem o campo de movimento, ritmo, gesto e ação, que envolve muito da expressão e comunicação das crianças. 

Então, as creches, pré-escolas e escolas devem dar espaço e incentivar que as crianças a explorarem diferentes expressões corporais, gestos, olhares, mímicas e muito mais com objetivo de desenvolver habilidades motoras, cognitivas e de autoconhecimento. 

A importância dos primeiros anos para o Colégio Monte Sinai

A educação infantil é a base para que as crianças desenvolvam habilidades fundamentais para a vida futura

O Colégio Monte Sinai entende que a educação infantil funciona como o alicerce para toda a vida da criança. Por essa razão, proporcionamos a melhor estrutura e equipe pedagógica para que o desenvolvimento nesta etapa seja pleno e efetivo. 

Temos prédio exclusivo para esse nível de ensino, com quadras de esportes, refeitórios, espaços de leitura, salas de aulas, brinquedoteca e muito mais. 

Também contamos com o Sistema Mackenzie de Ensino, que é reconhecido internacionalmente por diversificar os recursos de aprendizagem de tal forma que as crianças e adolescentes conseguem ter uma melhor formação social e intelectual. 

No Colégio Monte Sinai, os alunos conseguem se preparar para os mais diversos desafios e oportunidades da vida. 

Conheça o Colégio Monte Sinai e ofereça a melhor educação infantil para o seu filho!

Conclusão

Sem dúvidas, a educação infantil é o passo inicial que vai dar toda a estrutura necessária para que as crianças e adolescentes tenham um aprendizado efetivo ao longo da vida. 

Por isso, é essencial dar atenção e garantir que a creche, pré-escola ou escola ofereça os campos de experiências ideais para o desenvolvimento dos alunos. 
Neste sentido, considere o Colégio Monte Sinai como uma ótima opção! Qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco.

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