Acessibilidade na escola: dicas para construir um ambiente inclusivo

Afinal, qual é a importância da acessibilidade na escola? 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram que somente 25,6% das pessoas com deficiência concluíram pelo menos o Ensino Médio, enquanto essa porcentagem é 57,3% para as pessoas sem deficiência. 

A questão é que trabalhar a acessibilidade em ambientes escolares reduz essa diferença e permite que alunos com deficiência tenham acesso ao direito à educação. 

Então muito da importância está aí. Mas, então, como tornar as escolas e salas de aulas acessíveis? 

Mostraremos o passo a passo neste conteúdo. 

Vamos lá? 

O que é a acessibilidade nas escolas?

De forma bem simples, a acessibilidade nas escolas é um conjunto de ações e medidas que tornam o ambiente escolar acessível para todos os alunos que possuam necessidades específicas ou não. 

Ou seja, os estudantes conseguem ter as condições mínimas para acessarem o espaço com segurança e de maneira livre. 

Um exemplo é ter rampas de acesso e elevadores, se for o caso, para pessoas que utilizam cadeira de rodas, por exemplo. 

Sendo assim, alunos que têm algum tipo de deficiência visual, motora, auditiva ou de qualquer outro tipo conseguem exercer o direito à educação, previsto na Constituição Federal de 1988

Inclusive, o artigo 208 da Constituição diz que é dever do Estado garantir: 

Também existe a Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei de Acessibilidade, que pode ser aplicada nas escolas. Ela define no artigo 27 que: 

Portanto, a acessibilidade nas escolas brasileiras é uma forma de inclusão social e de garantia de direitos. 

Como a acessibilidade pode ser feita dentro da sala de aula?

Agora que você já sabe mais sobre leis de acessibilidade nas escolas e o conceito em si, vamos passar para a parte mais prática de como aplicar essas ações inclusivas dentro da sala de aula. 

Basicamente, é preciso combinar ações que tornem tanto o ambiente físico quanto a educação pedagógica inclusivos. 

Isso é possível com o uso de tecnologia na escola, adaptação de avaliações, proposta de ensino diferenciado e entre outras estratégias. 

Para ficar mais fácil, listamos a seguir algumas dicas fundamentais para trabalhar a acessibilidade nas escolas brasileiras. 

Adaptar o ambiente físico

O primeiro passo é fazer uma análise do ambiente físico para saber se ele é acessível para alunos com deficiências motoras ou de qualquer origem que dificulte a mobilidade. 

Isso significa checar a necessidade de instalar rampas de acesso, avaliar se os corredores entre as cadeiras são espaçosos o suficiente para passagem de uma cadeira de rodas, fornecer mesas com ajuste e por aí vai. 

Uso de tecnologia assistiva

As tecnologias nas escolas funcionam como excelentes ferramentas para auxiliar estudantes com algum tipo de deficiência. 

Podem ser aplicativos que fazem a leitura de textos, teclados com possibilidade de adaptação, tradutores para língua de sinais e muitos outros. 

Flexibilidade nas avaliações

O que é a acessibilidade nas escolas?

Outra dica é tornar as avaliações mais flexíveis para que os estudantes portadores de alguma deficiência possam demonstrar as habilidades, seja com trabalhos, maquetes ou apresentações, por exemplo. 

Material didático acessível

Um ponto importante da acessibilidade nas escolas públicas e privadas é oferecer materiais didáticos inclusivos. 

Isso significa explorar ainda mais as tecnologias assistivas, procurar por livros com leitura automática, vídeos com tradução em libras, entre outros. 

Ensino diferenciado

É importante também que o ensino seja diferenciado e personalizado para os alunos que têm necessidades específicas. 

Vale a pena investir em práticas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes e façam o aprendizado ser algo atrativo para eles. 

Colaboração com profissionais especializados

Existem vários profissionais especializados em atuar com pessoas com deficiência, como psicólogos, arteterapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos e outros. 

Contar com esses especialistas na equipe é fundamental para trabalhar a inclusão dos alunos nas escolas. 

Adaptação de atividades

Da mesma forma que as avaliações podem ser flexíveis, as outras atividades escolares também devem seguir esse formato. 

Ou seja, fornecer o que for preciso para que o estudante realize a tarefa e desenvolva autonomia gradativamente. No caso, é possível tornar as atividades mais simples ou procurar por outras estratégias neste sentido. 

Comunicação clara e aberta

A comunicação é o principal meio para identificar e compreender todas as necessidades que os alunos têm. 

É essencial ter conversas transparentes com os estudantes e os responsáveis por ele para saber quais suportes são necessários no dia a dia. 

Formação contínua dos educadores

Por fim, é preciso investir na formação contínua dos educadores para ter uma equipe ainda mais especializada em inclusão e acessibilidade. 

Isso pode ser feito com cursos, treinamentos, workshops e outras atividades que trabalhem a abordagem dos educadores e crie habilidades para oferecer o melhor ensino aos alunos.

Acessibilidade na escola: saiba como tornar a educação inclusiva

Entenda o compromisso que o Colégio Monte Sinai tem com a acessibilidade! 

Quando o assunto é acessibilidade, o Colégio Monte Sinai se destaca como uma escola que assume fortemente esse compromisso. 

O colégio conta com a melhor infraestrutura para alunos e pessoas com deficiência. É possível encontrar rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados para cadeirantes ao longo de todo espaço escolar. 

A equipe pedagógica também tem todo suporte institucional para acolher e oferecer uma educação de qualidade para todos os estudantes. 

Sem dúvidas, questões de acessibilidade são levadas bem a sério pela Direção do Colégio, que tem como objetivo trabalhar pela inclusão e bem-estar de todas as pessoas. 

Conheça o Colégio Monte Sinai, uma instituição comprometida com a inclusão social e o ensino de qualidade! 

Conclusão

Pensar e aplicar a acessibilidade na escola para se tornarem ambientes inclusivos é garantir o direito à educação das pessoas com deficiência. 

É importante que os ambientes tenham adaptações necessárias, o ensino seja personalizado e os profissionais sejam bem treinados com frequência. 

Assim, as escolas conseguem oferecer uma educação de qualidade, um local seguro e de bem-estar para todas as pessoas que precisam. 
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